07/03/2018

10 anos do Instituto Bancorbrás: a realização de sonhos por meio do programa Adote Um Estudante

“Quero manifestar a minha gratidão a toda equipe do Instituto Bancorbrás e à Filial Goiânia/GO por esses anos de acompanhamentos, compreensão e olhar humano que todos tiveram comigo. Muito obrigado de coração. Hoje estou me graduando em direito e devo isso a toda ajuda oferecida pelo Instituto”.

Essas são palavras de Renan Fabian Lisboa, que carregam gratidão, superação e uma carreira brilhante pela frente. De família humilde, o jovem de 28 anos teve que enfrentar diversas barreiras na vida e, com a ajuda do Instituto Bancorbrás, o hoje jovem bacharel em direito conseguiu realizar o tão sonhado objetivo de se formar em uma universidade. Venha conhecer essa história.

Nascido no interior de Goiás, Renan sempre passou por dificuldades, pois vem de uma família simples e de baixa renda, que reside na zona rural da pequena cidade de Ipameri. A primeira aposta para realizar o próprio sonho e o dos familiares foi ingressar em um curso de Filosofia, na Universidade Federal de Goiás. Porém, aos poucos, o jovem foi percebendo que não era o que queria para carreira e logo o curso foi se tornando menos interessante. Então, tomou uma arriscada decisão de prestar vestibular novamente, desta vez, para o curso de Direito.

Para a sua felicidade, a aprovação foi conquistada e Renan pôde, finalmente, se sentir motivado a prosseguir com seus sonhos. “É a área onde eu me sinto realizado”, conta o mais novo advogado. Mesmo com a aprovação, o estudante ainda enfrentava dificuldades para custear alguns requisitos exigidos pela Universidade. E foi a partir daí que o projeto Bolsa Universitária apareceu na vida de Renan. Daí para frente, o Projeto, que faz parte do programa Adote um Estudante, do Instituto Bancorbrás, deu assistência e apoio para o jovem, desde o início da sua graduação.

E no começo de 2018, o sonho de Renan se tornou realidade, ao participar da colação de grau da Universidade Federal de Goiás. “Nossa família é bem humilde, nunca teve muita perspectiva de ascensão social, então essa ajuda do Instituto Bancorbrás foi fundamental para que eu tivesse a oportunidade de mudar essa história”, agradece. Para o futuro, o recém-formado pretende seguir uma carreira acadêmica e fazer um mestrado na área de Direito Público.

Renan e o irmão mais velho, que também se formou recentemente em Engenharia Civil, são os únicos da família que, até o momento, tiveram a oportunidade de sair do interior e seguir uma carreira.

O Projeto

O projeto Bolsa Universitária faz parte do Programa Adote um Estudante, que tem como objetivo dar assistência a universitários de baixa renda, devidamente matriculados em universidades públicas. Em contrapartida, os estudantes beneficiados pelo Projeto atuam em ações sociais empreendidas pelo Instituto Bancorbrás, a fim de estimular o trabalho voluntário e despertar o senso de utilidade pública. Os jovens beneficiados pelo Projeto recebem uma bolsa-auxílio universitária mensal, além de recursos para a compra de materiais didáticos e participação na colação de grau. A seleção dos estudantes é realizada a partir de análise socioeconômica. Vale destacar que o Projeto já contemplou vinte e dois estudantes em todo o Brasil.

Clique aqui e saiba mais sobre os programas e projetos desenvolvidos pelo Instituto Bancorbrás.