06/07/2018

15 dicas incríveis para curtir ao máximo Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago localizado no topo de uma cordilheira submarina de origem vulcânica. São 21 ilhas e ilhotas, além de dezenas de rochedos isolados. Como não queremos que você perca tempo, preparamos algumas dicas imperdíveis para você aproveitar o que há de melhor em Noronha. Confira!

Ilha Tour

Esse é um passeio obrigatório para quem está indo pela primeira vez. O tour leva os turistas (em grupos de até 10 pessoas) de carro por quase todos os lugares da ilha. É excelente para fazer aquele reconhecimento de área, e para você se programar melhor para voltar nos lugares que achar mais interessantes. Durante o passeio, você tem todas as dicas sobre as permissões para acesso em cada local de Noronha.

Mergulho

É praticamente impossível estar na ilha e não mergulhar. E você nem precisa ser um exímio mergulhador para aproveitar essa atividade. Existem diversas opções de mergulho em Noronha e cada uma é indicada para um tipo de pessoa, de acordo com o seu nível de conhecimento em mergulho. O melhor é que você poderá acompanhar a vida marinha e ver de pertinho tartarugas, tubarões, peixes e até um navio naufragado.

Passeio de barco

Quer ver golfinhos de perto? Esse é o passeio ideal! Já na saída você vai ver as ilhas: Ilha Rasa, Sela Gineta, Ilha do Meio e Ilha Rata. Você vai ter oportunidade de ver aves marinhas e a formação rochosa das ilhas, cada uma com sua característica singular. O barco também passa pela Pedra do Leão, pelo Morro Dois Irmãos, pela Ponta da Sapata, pela Baía dos Porcos, pela Baía dos Golfinhos e por outros lugares incríveis de Noronha. Na volta, ainda é possível mergulhar na Baía do Sancho.

Projeto Tamar

Fundado na década de 80, o projeto tem o objetivo de proteger espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção no Brasil. Você pode acompanhar expedições de biólogos, palestras diárias, trilhas e projetos do instituto. Outra atividade, que só acontece de janeiro a junho, é a soltura dos filhotes na praia. Por ser um momento delicado e único, apenas poucas pessoas por vez podem acompanhar. E o melhor: todas as atividades do Projeto Tamar são grátis!

Praia da Cacimba do Padre

Essa é uma das maiores praias da ilha e é lá que está um dos cartões-postais de Noronha: o Morro Dois Irmãos. Prepare-se para curtir praias de águas verdes transparentes e uma areia fofa e clara. Ali, a vegetação nativa dos morros avança sobre a praia, compondo a paisagem. Ah, e o pôr do sol na Cacimba do Padre é um show à parte. Os bugueiros costumam deixar os turistas na praia, de onde podem seguir em trilhas curtas até a Baía dos Porcos.

Baía dos Porcos

Depois de uma caminhada pela areia e de uma trilha de pedras, o seu esforço será totalmente recompensado pela beleza desse lugar. A areia e as pedras formam piscinas naturais de águas transparentes. Com máscara e snorkel, você pode ainda ver animais marinhos nadando por ali.

Praia do Cachorro

Essa é a única que possui infraestrutura com opções de comidas e bebidas para os turistas. Lá é também um dos poucos lugares de Noronha onde você pode alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis. Mas o mais interessante é que ela só está acessível quando a maré está baixa. É a praia mais frequentada pelos moradores locais, e conta com areias claras e águas cristalinas.

Bar do Cachorro

Localizado na Praia do Cachorro, esse é o point se você quer curtir a noite de Fernando de Noronha. É ponto de encontro de turistas e locais, que querem dançar e curtir muita música. Ah, e o visual é incrível no fim de tarde, você não vai se arrepender!

Buraco do Galego

Esse é um dos lugares mais procurados e espetaculares de Noronha. Se você tiver um espírito mais aventureiro e superar as pedras durante o caminho, poderá aproveitar esse lugar incrível. O Buraco do Galego fica no lado direito da Praia do Cachorro e forma uma piscina natural, de onde é possível avistar o Morro do Pico.

Praia do Sancho

Essa é uma das praias mais bonitas do Brasil. Para acessá-la, você vai precisar de um ingresso do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Uma passarela leva os visitantes até a praia ou aos Mirantes dos Golfinhos e da Baía dos Porcos. Por lá, a praia é formada por diferentes tons de azul. Acredite, você será surpreendido por uma paisagem sensacional!

Mirante do Boldró

Se você procura por um pôr do sol de tirar o fôlego, esse é o lugar certo. De lá, é possível admirar o encontro do mar com o sol, em um espetáculo digno de cartão-postal. Essa é a parada final do Ilha Tour, mas você pode voltar quantas vezes quiser. Dali você vê o Morro Dois Irmãos e a Praia do Americano.

Praia do Meio

Localizada entre as praias do Cachorro e da Conceição, tem águas mansas e cristalinas, e as pedras conferem um charme a mais ao visual. É ótima para mergulho livre e você ainda consegue conferir a pedra do Pião, um monumento de rocha, que equilibra uma grande pedra em uma pequena coluna. No fim de tarde, você pode ir ao Bar do Meio, outro point da região.

Praia do Leão

É por lá que as tartarugas marinhas fazem a desova em Fernando de Noronha. O nome é uma referência à ilha que fica em frente, lembrando a figura de um leão-marinho deitado. Por lá, a água é cristalina e a areia avermelhada. Mas o legal mesmo é presenciar os filhotes de tartaruga indo em direção ao mar. Isso sim é inesquecível!

Capela de São Pedro

Simples, pequena e toda branca, essa capela é um dos tesouros de Noronha. De tão singela e peculiar, é um dos cenários mais procurados pelos casais que procuram uma cerimônia de casamento perfeita. A vista para o oceano é espetacular, o que garante um ambiente sereno, ideal para momentos de paz, reflexão e religiosidade.

Museu do Tubarão

Diferente e interessante, o museu conta com arcadas de tubarões expostas por todos os lados. Você também pode aprender um pouco mais sobre o modo de vida de diversas espécies em vídeos, fotos e painéis. Para fechar o passeio, um restaurante na varanda garante uma vista incrível da ilha e você pode se deliciar com pratos de frutos do mar muito saborosos.

Gostou das dicas? Aproveite para conhecer Fernando de Noronha conosco!