25/04/2018

5 atrações para se apaixonar de vez pelo Pantanal

Já imaginou passar uns dias em meio a um verde encantador, explorando uma biodiversidade de fauna e flora de tirar o fôlego? Ou navegar de barco por diversos rios a procura de uma variedade gigantesca de espécies de peixes? E que tal comer pratos de pescados como a costela frita de pacu, conhecida como ventrecha?

Tudo isso e muito mais você pode encontrar no Pantanal, a maior planície inundável do mundo e que é um dos patrimônios naturais mais valiosos do Brasil. Embarque conosco e conheça cinco atrações do Pantanal que vão fazer da sua viagem uma experiência inesquecível.

Passeio de barco

Passeio de barco pelas águas dos rios que revestem o Pantanal é uma daquelas atividades obrigatórias para quem visita o destino. Você pode escolher entre navegar de chalana, a remo ou até mesmo em barcos luxuosos. Mas os considerados mais intrigantes são os passeios com os barqueiros nativos, pois eles já conhecem bem o local e, muitas vezes, sabem onde encontrar animais como lontras, ariranhas e capivaras nas margens dos rios, e uma infinidade de aves.

Passeio a cavalo

Os passeios a cavalo são super famosos na região do Pantanal. Eles são feitos em trilhas da vegetação nativa, passando por dentro das fazendas de gado, ideal para quem gosta daquele cheirinho de roça. Por vezes, algumas áreas alagam, formando corixos (braços de rio), o que faz do passeio ainda mais emocionante.

As cavalgadas costumam durar cerca de duas horas e, após o passeio, pode bater aquela fome. As trilhas terminam perto de algumas fazendas ou pousadas que, ao final do galope, servem um delicioso almoço com comidas típicas da região e, além disso, disponibilizam redes, para um tranquilo descanso.

 

Pesca

Para os amantes da pescaria, o Pantanal é um destino top para a prática de pesca (um dos melhores do Brasil, por sinal). Isso porque, o destino dispõe de diversos rios e afluentes, e uma variedade de mais de 250 espécies de peixes catalogadas, dentre elas piranhas, dourados, pacus, jaus e pintados.

 

 

Focagem noturna e safári fotográfico

Muito popular entre as atividades do Pantanal é a focagem noturna, no qual você pode escolher entre fazer em picapes ou caminhões, ou de barco. Esse passeio é famoso, pois muitos animais da fauna nativa têm hábitos noturnos. Diferentemente dos passeios diurnos, onde você fotografa muitas aves, veados e porcos-do-mato, no turno da noite, são grandes as probabilidades de você flagrar os lobos, jacarés, sucuris e as famosas onças pintadas.

 

 

Comida Típica

No Pantanal, os restaurantes e locais onde servem comida são, tradicionalmente, simples, com pratos caseiros e, muitas vezes, com serviço familiar. Corumbá, Aquidauna e Cáceres são os locais de maior oferta gastronômica do destino, onde a culinária com peixes predominam, mas também é possível experimentar deliciosos pratos de carne bovina.

Não deixe de se deliciar com o pintado. Sua carne é considerada a mais saborosa entre os pescados, e pode ser servido grelhado, no espeto, em filés ou na mojica (uma espécie de ensopado com pequenos cubos do peixe e mandioca cozida). O pacu também não fica para trás, com sua carne suculenta e igualmente saborosa. Porém, o prato campeão da região é a ventrecha, a costela frita.

Acesse a área da Agência de Viagens Bancorbrás e confira o que de melhor temos a oferecer para o Pantanal.