11/07/2019

6 carros sustentáveis que você precisa conhecer

Você sabe o que é pegada ecológica? De forma resumida, é a contagem do quanto um indivíduo consome de recursos materiais e energéticos para manter seu padrão de vida e o quanto isso impacta no planeta. Quando o impacto é grande, a sobrevivência das próximas gerações pode ficar comprometida. Uma maneira de tentar diminuir esse dano é por meio dos carros sustentáveis.

Mais do que veículos econômicos, eles são projetados para utilizar menos recursos no seu processo de fabricação, gerando pouco ou nenhum rejeito. Cada detalhe é pensado, como os materiais a serem utilizados na montagem, a quantidade de água e energia elétrica consumidas na fábrica, o consumo de combustível e o descarte das peças quando se tornarem ineficientes.

Agora que já sabe um pouco mais sobre carros sustentáveis, o que acha de conhecer os principais modelos? A lista está logo abaixo!

1. Hyundai Ioniq Electric e Híbrida Plug-in

A marca coreana fabrica o Ioniq com três opções diferentes de motorização: híbrida, em que existe um motor 1.6 a gasolina semelhante ao empregado no HB20 somado a um propulsor elétrico; híbrida plug-in, que tem um conjunto maior de baterias e permite o carregamento em uma tomada; e a totalmente elétrica.

O híbrido plug-in é capaz de rodar até 50 km com uma carga de bateria. Passando disso, é preciso acionar o motor à combustão. Também é possível deixar o gerenciamento eletrônico do carro definir qual motor é o mais adequado a ser utilizado em cada situação. O seu nível de emissão de CO2 é de apenas 32 gramas por quilômetro.

O modelo totalmente elétrico vai além e elimina a emissão de CO2, bem como o ruído. A autonomia é de 280 km com uma recarga, que pode demorar entre 30 minutos e 12 horas conforme o carregador utilizado.

Para completar, todas as versões utilizam materiais reciclados, como os painéis das portas. Eles são feitos com uma combinação de plástico reciclado, serragem e pedras vulcânicas.

2. BMW i3

A BMW é uma das marcas que mais têm investido em carros sustentáveis. Prova disso é a sua gama, que já conta com o i3, o i8 e o 530e. No entanto, o i3 se destaca nesse quesito. Apesar de ter dois motores, um elétrico e outro à combustão, não se trata de um híbrido.

O motivo é que o motor movido a gasolina não movimenta o carro. Ele é utilizado para gerar carga para as baterias, se for necessário. Sem usar gasolina, o i3 percorre até 180 km no modo elétrico. Utilizando o extensor de autonomia, é possível percorrer mais 150 km.

A marca também é uma das que mais investem em pontos de recarga públicos em estradas e estacionamentos, por exemplo. Isso ajuda bastante a popularizar a tecnologia e encorajar mais pessoas a adquirir seu primeiro carro elétrico.

Na questão de sustentabilidade, o i3 é referência. Começa pela energia utilizada na fabricação: 100% de fontes renováveis. Diversos componentes plásticos são feitos utilizando fibras naturais em substituição ao petróleo. Como se não bastasse, o couro usado nos bancos é curtido usando folhas de oliveira, processo natural que não agride o meio ambiente.

3. Honda Clarity Electric

Esse moderno sedan japonês adota outro sistema para se tornar um dos carros sustentáveis mais interessantes do mundo. Enquanto os outros carros elétricos utilizam baterias que precisam ser recarregadas utilizando eletricidade, o Honda Clarity utiliza uma tecnologia chamada célula de combustível de hidrogênio.

Assim, ele é movido por um motor elétrico que recebe a energia de um tanque de hidrogênio, combustível limpo, que não gera CO2. Além de não poluir, o Honda Clarity proporciona muita praticidade, uma vez que o abastecimento do tanque de hidrogênio demora apenas 3 minutos e a sua autonomia chega a 700 km.

E mais: no caso de falta de energia em casa, é possível aproveitar a que é gerada pelo carro. Basta utilizar um adaptador fornecido pela Honda.

4. Nissan Leaf

O veículo 100% elétrico mais vendido do mundo também já está disponível no Brasil. Além de ser um automóvel que não emite CO2 na atmosfera, o Nissan Leaf é um dos automóveis elétricos com maior autonomia. Com uma carga completa, é possível percorrer até 389 km.

Por falar em recarga, 80% dela é feita em apenas 40 minutos, se for utilizada um carregador rápido. Existe também o carregador doméstico, que demora até 8 horas para uma carga completa e o cabo portátil, que precisa de até 20 horas para carregar 100% das baterias. Pode ser muito tempo, mas é uma maneira interessante para utilizar onde não há instalação do carregador.

Como forma de aumentar a sustentabilidade, a Nissan pensou em diversos detalhes. A fábrica foi projetada para aproveitar ao máximo da luz solar e também reutilizar a água usada para lavar os carros. Além disso, a pintura do veículo é feita com tinta à base de água e não poluente.

5. VW e-Golf

Como parte de um investimento bilionário para acelerar a introdução de carros elétricos no mercado, a Volkswagen apresenta o e-Golf, versão elétrica de um de seus modelos mais vendidos no mundo. Esteticamente, o e-Golf muda muito pouco em relação às demais versões, o que é bastante interessante para quem prefere um automóvel discreto.

Sua autonomia é próxima de 300 km. A recarga rápida de 80% da bateria demora 45 minutos, enquanto a completa gasta entre 5 e 12 horas conforme a instalação e o carregador. A VW confirmou que importará o e-Golf ao Brasil, assim como a sua versão híbrida e esportiva, denominada Golf GTE.

6. Renault Zoe

A Renault é outra fabricante que vem apostando alto nos carros sustentáveis. Prova disso é o Renault Zoe, que já é vendido no Brasil. O modelo é totalmente elétrico e, por isso, não emite CO2 na atmosfera.

No entanto, a marca não parou por aí e tem investido bastante para popularizar os carros sustentáveis. Uma das ações da empresa foi promover o reaproveitamento das baterias descartadas, solução para um grande problema que os veículos elétricos poderiam criar. Outra estratégia foi a formação de parcerias com empresas para substituírem suas frotas por carros elétricos, como a Itaipu e a Construtora MRV.

Aos poucos, esses carros sustentáveis começam a chegar ao Brasil. O primeiro foi o BMW i3, sendo seguido pelo Nissan Leaf e Renault Zoe. Ainda são automóveis caros, com preços entre 150 e 200 mil reais. A economia ainda não é um critério válido para a compra de um carro desses, mas a consciência ecológica é. Portanto, se você quer um futuro melhor para as próximas gerações, optar por carros sustentáveis na sua próxima compra é uma ótima ideia.

E aí, gostou de conhecer um pouco sobre os carros sustentáveis que estão sendo lançados? Sabem quem mais vai gostar de descobri-los? Seus amigos! Por isso, compartilhe este post nas redes sociais agora!

,