Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiIr para a Europa é uma experiência inesquecível. Afinal, são vários países, culturas e idiomas diferentes que podemos conhecer no período da viagem. Existem diferentes formas de passear pelo continente de forma fácil e rápida. Uma delas é fazendo uma viagem de trem pela Europa.
Nela, você aproveita o percurso, vendo de perto as belas paisagens europeias, enquanto cruza fronteiras. Também desfruta da própria experiência do trem, que oferece diversos serviços e conforto, sem falar nos pacotes de passagens, que trazem vantagens e descontos tanto em transportes quanto nas atrações turísticas de vários países.
Quer saber mais? Confira os 8 melhores roteiros para você conhecer o velho continente!
Você sabia que muitos países da Europa cabem dentro de estados do Brasil? Por exemplo, o Reino Unido inteiro cabe dentro de São Paulo. Isso não apenas significa que nosso país é muito grande (o 5º maior do mundo), mas indica que você pode ter vantagens na hora de visitar o continente europeu. Algumas delas são:
Essas vantagens podem ser muito bem aproveitadas em um trajeto de trem, já que, na Europa, esse é um meio de transporte muito popular com diferentes infraestruturas. Assim como nos aviões, existem várias opções econômicas e de luxo para você vivenciar muitas experiências. Você pode dormir confortavelmente sem precisar pagar hotel, provar a gastronomia de chefs renomados ou apenas usar o trem como meio de transporte para seu próximo destino.
O importante é combinar a rota com seu roteiro de viagem para que a experiência seja tão incrível quanto nas cidades que você vai conhecer. Veja, a seguir, 8 rotas que fazem valer o próprio trajeto de trem.
A distância entre Madrid e Barcelona é pouco mais de 600 km e você pode viajar de uma cidade à outra de duas formas. O trem regional leva quase 9 horas e o de alta velocidade quase 3 horas, sendo necessária a reserva de assento. Uma dica é pesquisar com certa antecedência e conferir possíveis promoções para economizar.
O percurso passa por locais como Zaragoza, onde se pode ir à Basílica do Pilar, e pela Serra de Montserrat, onde há belas formações rochosas. Se você tem tempo, opte pela viagem no trem regional para conseguir ver tudo isso.
A ligação entre Londres e as duas capitais do continente ocorre de forma fácil e rápida. O trem de alta velocidade faz o trajeto entre a capital inglesa e Paris (cerca de 460 km) ou Bruxelas (cerca de 370 km) em aproximadamente 2 horas, passando por baixo do Canal da Mancha.
Se você quer curtir as cidades, aproveite — antes de pegar o trem — para fazer um tour por Londres e Paris, conhecendo os clássicos Big Bang e Torre Eiffel, ou então veja-os junto com outros monumentos europeus em miniatura na Mini Europe, em Bruxelas.
Porto e Lisboa são dois dos destinos mais procurados em Portugal e estão distantes cerca de 300 km. O trajeto pode ser feito de duas formas. A primeira é em uma viagem de 4 horas, com diversas paradas. Apesar de parecer não muito vantajoso, é uma forma de olhar brevemente algumas cidades e conhecer a cultura portuguesa. Em Coimbra, por exemplo, você pode conferir o edifício da Universidade de Coimbra. Já em Aveiro, pode navegar pelos canais da cidade.
A segunda viagem, em trem de alta velocidade, faz o trajeto em quase 3 horas. Na verdade, as diferenças não são tão grandes, portanto a escolha depende mais do seu objetivo.
O trem de alta velocidade atinge cerca de 320 km/h e faz diferentes trajetos nacionais e internacionais. Nas rotas domésticas, você pode ir de Paris a Lyon para ver o Festival das Luzes em dezembro. Outra opção é fazer a rota atlântica até Le Mans em junho para assistir à 24 Horas de Le Mans, corrida automobilística que dura um dia inteiro!
São vários percursos de norte a sul que levam a cidades incríveis da França. Um bônus é que você também pode aproveitar o trem para ir de Paris ao aeroporto Charles de Gaulle.
Neste trajeto de cerca de 4 horas, o trem de alta velocidade percorre quase 600 km, e os trens comuns em aproximadamente 6 horas. Essa rota passa por regiões como Champigny sur Marne e Romilly-sur-Seine, na França, além de Weil am Rhein, na Alemanha, e Dietikon, já na Suíça. São cerca de 19 trens por dia que fazem esse trajeto, portanto há diversas opções de horário para escolher.
A Suíça tem uma opção especial para quem quer viajar por todo o país: o Swiss Pass. Esse bilhete múltiplo é usado não só no trem, como também em ônibus e barcos. Suas vantagens incluem descontos em outros trens que partem da Suíça ou vão para o país, descontos ou passeios gratuitos e entradas em museus.
Uma rota memorável que você pode fazer usando esse passe é ir de Davos, na Suíça, até Tirano, na Itália, passando por vilarejos e incríveis paisagens dos Alpes Suíços.
Selecione os trajetos que pretende fazer sem esse tipo de passe e compare para ver se vale a pena, pois seu custo pode variar conforme o período da viagem e a classe.
Para conhecer a Itália, a viagem pode ser feita em vários tipos de trens. Para circular nas principais cidades, como Milão e Florença, há uma opção barata e outra mais cara (e rápida!). Também existe o trem que percorre cidades de uma mesma região, uma boa forma de conhecer os vinhedos e campos de girassóis da Toscana, por exemplo.
Seja indo a Munique, na região da Bavária, para tomar uma cerveja tradicional, ou visitando Potsdam para ver o Palácio Cecilienhof, você pode explorar o país facilmente de trem. Além disso, se quer estender sua viagem para outras cidades e países, como Copenhague, na Dinamarca, também é possível. A Alemanha oferece um passe único, que tem uso flexível e descontos em várias atrações e transportes.
O Eurail Global Pass também pode ser interessante, pois dá acesso a 31 países conveniados, facilitando sua viagem. Ele também inclui descontos em hotéis, atrações e transportes grátis em barco.
Fazer viagem de trem pela Europa é uma grande oportunidade de conhecer vários destinos, pois os países oferecem muitas opções de transporte, especialmente os trens. Eles têm suas diferenças de conforto e serviços, assim como os tipos de classes, mas todos oferecem a possibilidade de viajar bem pelo continente. O uso de passes também ajuda a economizar, por isso, ao montar o seu roteiro e planejar a viagem, escolha as melhores opções de bilhetes para facilitar sua ida à Europa.
Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a todo mundo como viajar de trem deixa sua viagem à Europa mais especial!