11/07/2019

Afinal, como funciona a contemplação de consórcio?

A contemplação de consórcio é um dos assuntos que costuma gerar dúvidas e expectativas em quem se interessa por ele. Afinal, o cliente precisa entender quais são os procedimentos para obter os recursos e adquirir o bem desejado.

O consórcio é uma estratégia utilizada por muitas pessoas, sendo uma opção interessante para a aquisição de carros e imóveis, visto que não apresenta incidência de juros e oferece parcelas de diferentes valores.

A contemplação pode ocorrer de duas formas: por sorteio ou lance. Se você pensa em participar de um consórcio e está com dúvidas sobre esse processo, continue a leitura e entenda como ele funciona!

Quais são as formas de contemplação do consórcio?

A contemplação de consórcio é o momento mais aguardado por quem investe nessa modalidade. Contudo, para ter a carta de crédito em mãos será preciso passar por algumas etapas.

O processo de contemplação pode ser feito por sorteio ou lance e é uma forma de oferecer oportunidades iguais para todos os participantes. Ou seja, independentemente do valor do bem, do número de cotas e do prazo para a quitação das parcelas, todos têm a chance de serem premiados. Entretanto, será necessário seguir as regras do contrato.

Sorteios

Essa costuma ser a forma mais comum de contemplação. Nesse caso, a administradora realiza um sorteio mensal, desde que haja disponibilidade em caixa. O processo pode ser feito com bolas numeradas ou seguindo o resultado da Loteria Federal anterior à data da Assembleia.

Além disso, há a definição de um ou mais sorteados e a formação de uma lista de reserva. Dessa forma, caso o sorteado não entregue as documentações solicitadas, a contemplação do consórcio passará para o próximo da lista.

Lances

Outra maneira de ser contemplado é por meio dos lances. Aqui, quem consegue antecipar o pagamento do maior número de mensalidades leva o prêmio. Os lances podem variar entre fixo, livre e embutido, também é possível utilizar o FGTS em consórcio de imóveis. Veja abaixo as principais diferenças de cada um deles.

Lance fixo

O lance fixo é definido pela administradora e deve constar no contrato. Geralmente, ele varia, em média, 40% do valor do bem. Nessa modalidade, todos os clientes que ofertarem o lance seguindo o percentual estabelecido no contrato participam de um sorteio, que definirá o contemplado. Uma das vantagens desse tipo de lance é que a concorrência costuma ser é menor.

Lance livre

No lance livre, o montante ficará a critério do cliente, normalmente é indicado a quantidade de mensalidades que serão antecipadas. Quem fizer o maior lance, recebe a carta de crédito para a aquisição do bem.

Contudo, para ter sucesso com essa estratégia é preciso analisar alguns fatores para aumentar as chances de contemplação. Você pode conversar com consorciados que já foram premiados, acompanhar as assembleias anteriores e analisar o extrato do grupo e da cota para fazer uma estimativa do lance.

Lance embutido

Nessa situação, o consorciado usa um percentual do valor da carta de crédito para dar como lance. A estratégia pode ser positiva para quem pretende adquirir um imóvel ou carro com um valor inferior ao do prêmio, já que haverá um desconto no montante final referente ao lance embutido.

FGTS

No caso do consórcio de imóveis residenciais, ainda é possível utilizar os recursos do FGTS para fazer o lance. O procedimento deve seguir as normas da Caixa Econômica Federal e do contrato.

Independentemente do tipo de lance escolhido, é importante entender que somente essa atitude não garante a contemplação, visto que outros participantes podem oferecer lances mais significativos.

Em caso de lances iguais, os critérios para desempate devem ser estabelecidos em contrato, sendo que pode haver um sorteio para definir a ordem de classificação dos contemplados.

Quanto tempo demora a contemplação?

O prazo para contemplação de consórcio é outra dúvida comum. Entretanto, não é possível prever quando isso acontecerá já que ele depende de sorteio, ou de uma boa estratégia com os lances, e pode ocorrer em qualquer momento do contrato.

As administradoras de consórcios não conseguem definir um prazo para isso. Sendo assim, não se deixe levar por falsas promessas. Ao optar por essa modalidade, escolha uma empresa com boa reputação e transparência para evitar qualquer problema, e conseguir adquirir o bem desejado.

De qualquer forma, o que se sabe é que algumas atitudes podem contribuir ou prejudicar esse processo. A oferta de lances, por exemplo, aumenta as chances de contemplação. Já o atraso no pagamento das mensalidades causa efeito contrário, pois o cliente não estará apto para participar da assembleia do mês.

Como acompanhar a contemplação de consórcio?

A definição dos contemplados é feita em assembleia organizada pela administradora. Hoje em dia é mais fácil acompanhar esses encontros já que, geralmente, eles são transmitidos on-line. Sendo assim, é possível ver o evento de casa, do trabalho ou do local que desejar.

Além disso, as empresas costumam manter arquivos digitais do encontro, em vídeo e em extratos, e os clientes podem conferir os dados quando precisarem.

O que acontece após a contemplação?

A contemplação resultará em uma carta de crédito para que o cliente adquira o imóvel ou carro desejado. Contudo, antes de chegar a essa etapa tão aguardada, ele deve apresentar algumas documentações para que o montante seja liberado.

Além dos documentos pessoais, tais como CPF, RG e comprovante de residência, será necessária comprovação de renda e apresentação de bem que ficará em garantia até a quitação da cota.

Esses procedimentos são importantes para assegurar que o contemplado termine de pagar as mensalidades restantes do consórcio, evitando que os outros participantes do grupo sejam prejudicados.

Essas são as principais etapas para a contemplação de consórcio. Mas vale lembrar que todos os detalhes e regras de funcionamento devem estar no contrato. Portanto, analise atentamente o documento e esclareça todas as dúvidas antes de fechar o acordo. Outra dica é buscar por empresas com boa reputação nesse mercado e que ofereçam as melhores condições para os clientes.

Gostou do texto? Deseja participar de um consórcio? Entre em contato e conheça as opções da Bancorbrás!

,