06/02/2018

Cuidador de carro e atleta recebe apoio do Instituto Bancorbrás

Há 25 anos, o cearense Antônio Derivaldo Teotônio Alves chegava em Brasília em busca de melhores condições de vida. De lá para cá, se estabeleceu como cuidador de carros no estacionamento da sede do Banco do Brasil, localizada no bairro Asa Norte, casou, teve três filhos (de 18, 15 e 4 anos) e fixou residência com a família em Planaltina/DF.

Em 2002, incentivado por um cliente, Ceará, como é conhecido, ganhou uma nova paixão: a corrida. Para melhorar o rendimento, adquiriu hábitos mais saudáveis e passou a praticar o esporte diariamente, sempre após o horário de trabalho.

Com o tempo, mais uma meta foi estabelecida: se tornar maratonista profissional. Para isso, passou a contar com o apoio financeiro de amigos, clientes e desconhecidos. A contribuição ajudava a custear preparador físico, nutricionista, suplementos, tênis e inscrições nas corridas. 

Em outubro de 2017, Ceará passou a contar com mais um apoio de peso: do Instituto Bancorbrás. Beneficiado pelo projeto Padrinhos do Esporte, o atleta ganha da Empresa passagens e hospedagens para a participação nas corridas fora da cidade, além de auxílio financeiro para a compra de uniforme. O atleta recebe ainda uma bolsa mensal para as demais despesas com o esporte.

Com mais de 200 medalhas no currículo, Ceará já participou de duas provas desde que se tornou um dos beneficiados dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Bancorbrás: a XIX Volta Internacional da Pampulha 18 km, em Belo Horizonte/MG, e a 93ª Corrida Internacional de São Silvestre 15 km, em São Paulo/SP.

O projeto Padrinhos do Esporte busca mobilizar atletas para treinamento e participação em competições. Em contrapartida, os beneficiados atuam como padrinhos de projetos sociais de cunho esportivo, apoiados pelo Instituto Bancorbrás. Atualmente, além do Ceará, de corrida; Glauber Silva, de natação; Elianay Pereira, de marcha atlética; e Pedro Maia, de Jiu-Jitsu, são beneficiados pelo projeto.

Quer conhecer melhor os projetos do Instituto Bancorbrás? Acesse o site: institutobancorbras.org.br.