13/05/2019

O que é melhor: viajar de carro ou de avião? Veja as principais considerações!

Ao começar o planejamento de uma viagem, uma das primeiras questões que vem à cabeça é o meio de transporte mais adequado. Algumas pessoas preferem a rapidez e praticidade do avião. Outras acreditam que o carro é fundamental para conhecer melhor o destino do passeio. Assim, aparece a grande dúvida: o que é melhor, viajar de carro ou de avião?

Saiba de antemão que depende de uma série de fatores, pois cada meio de transporte tem as suas vantagens. O ideal é conhecer agora os detalhes de cada um e fazer a melhor escolha, garantindo uma ótima experiência. Acompanhe as principais considerações que devem ser feitas!

Período de tempo disponível

A grande vantagem do transporte aéreo é a velocidade que um avião consegue desenvolver. Isso faz com que um local distante possa ser acessado em poucas horas, enquanto a viagem de carro pode demorar dias.

A título de exemplo, uma viagem de Brasília a Porto Alegre demanda 26 horas de estrada. Isso sem contar as paradas para alimentar, ir ao banheiro e descansar. Já uma viagem de avião sem escala demora apenas 2 horas e 20 minutos. Dessa forma, se tiver pouco tempo disponível para a viagem, é preferível ir de avião.

Destino da viagem

Um fator decisivo para decidir se é melhor viajar de carro ou de avião é o destino da viagem. Isso porque a estrutura aeroportuária de muitos locais é precária ou até inexistente. Dessa forma, não nem o que pensar, a única alternativa é ir de carro.

Mesmo em cidades com grandes aeroportos é preciso ficar atento. O motivo para isso é que os aeroportos costumam ficar longe do centro e essa distância pode ser um entrave ao passeio.

Por outro lado, dirigir em uma cidade que ainda não conhece pode ser complicado, principalmente grandes centros, que possuem trânsito complicado. Dessa forma, é preferível ir de avião e se deslocar no destino de táxi, transporte público ou veículo fretado.

Temporada da viagem

A época da viagem pode influenciar bastante a decisão de viajar de carro ou de avião. A explicação está no fato de que, durante a baixa estação, é possível encontrar preços de passagens aéreas bem interessantes. Isso faz com que o custo da viagem de avião fique muito próximo da de carro.

Já o custo da viagem de carro sofre pouca influência por conta da época do ano. Porém, durante as férias escolares e feriados prolongados, as estradas ficam muito cheias. O resultado são os atrasos por conta de congestionamentos e o aumento no número de acidentes. Portanto, leve isso em consideração ao tomar a sua decisão de qual transporte utilizar.

Distância a ser percorrida

A distância a ser percorrida é outra questão que deve ser analisada antes de decidir entre ir de carro ou avião. Apesar de ser mais rápido, o transporte aéreo demanda uma série de procedimentos para iniciar e finalizar a viagem.

É preciso fazer o check-in, despachar bagagem, passar pela segurança e aguardar o embarque. Tem também o taxiamento da aeronave até chegar à pista. Isso sem contar uma provável escala. Passar por tudo isso em uma viagem longa vale a pena, pois a aeronave recupera o tempo perdido nessas etapas.

No entanto, em viagens curtas, é melhor ir de carro e evitar todos esses procedimentos. Uma viagem de Brasília a Goiânia, por exemplo, se for considerar a antecedência necessária antes da decolagem da aeronave, o tempo gasto utilizando carro ou avião será muito parecido.

Quantidade de pessoas que viajarão junto

Uma viagem em família ou com a turma toda pode sair bem mais caro se forem de avião ao comparar com a ida de carro. Isso é facilmente compreensível, pois, no transporte aéreo, cada pessoa terá que pagar a sua própria passagem.

Já na viagem de carro, o custo varia muito pouco ao acrescentar mais pessoas no passeio. O automóvel gastará um pouco mais de combustível por conta do aumento no peso, mas não é nada muito significativo.

Portanto, de carro é possível dividir as despesas com o combustível e deixar a viagem com a turma mais em conta. Se o custo é fator determinante, esse é um ponto decisivo para você.

Quantidade de bagagem

Você é daquelas pessoas extremamente precavidas, que precisam levar peças de roupa variadas, sapatos para diversas ocasiões, cosméticos, acessórios e mais um tanto de outras coisas que enchem várias malas?

Nesse caso, é melhor viajar de carro, uma vez que as companhias aéreas cobram taxas por malas além do limite de peso e tamanho. O mesmo raciocínio vale se você é daqueles que gostam de trazer uma lembrancinha da viagem para cada conhecido.

Porém, se você adota um estilo mais prático em suas viagens, carregando apenas o essencial, a viagem de avião fará muito mais sentido. Para não ser surpreendido, verifique os limites de peso e dimensão das malas no site da companhia aérea que utilizará.

Valor disponível

Se o dinheiro gasto em uma viagem é um aspecto decisivo para você, é preciso fazer algumas contas para saber se é melhor viajar de carro ou de avião. Saiba que uma viagem aérea envolve outros custos além da passagem, como o traslado do aeroporto, as taxas de embarque e de bagagens. Para completar, terá que utilizar táxi ou outro tipo de transporte no destino.

O mesmo acontece com a viagem de carro, que vai muito além do gasto com combustível. Antes de partir, é preciso fazer uma revisão no automóvel, verificar os pneus, óleo e filtros. Além disso, em viagens muito longas, é preciso considerar também o desgaste do veículo. Pondere todos esses custos e veja qual é mais econômico para você.

Você deve ter percebido que a dúvida sobre viajar de carro ou de avião será resolvida apenas por você mesmo. Como cada um dos meios de transporte tem suas vantagens e peculiaridades, avalie quais dos fatores acima são mais importantes para você e tome a melhor decisão.

Quer mais informações para planejar as suas viagens? Acesse o blog da Bancorbrás e fique por dentro de tudo.

,