09/03/2018

Ouro Preto, a cidade mais turística de Minas Gerais

Localizada a mais ou menos 100 km da capital mineira, Belo Horizonte, a cidade de Ouro Preto surpreende cada vez mais aqueles que resolvem conhecê-la. Isso porque, o município oferece muita cultura, história e lindas paisagens urbanas, com igrejas e museus. A culinária típica mineira também é um dos diferenciais apontados pelos visitantes.

Mas afinal o que Ouro Preto tem de tão espetacular? A região foi brindada com paisagens repletas de montanhas, lindíssimas igrejas e casarões coloniais. Tudo isso rendeu à região o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Para começar

Dê uma volta pelo centro histórico da cidade e se surpreenda com os chafarizes e construções de época , que carregam a memória do Ciclo do Ouro no Brasil, que fez de Ouro Preto um dos principais centros coloniais do Império Português.

Culinária

Entre ruas estreitas, curvas, descidas e subidas vale a pena dar uma parada para descansar e comer algo, não é?! Que tal jantar ou tomar um drinque em algum dos muitos bares e restaurantes da região? Muitos possuem música ao vivo, o que garante momentos de descontração.

Por falar em comida, a culinária de Ouro Preto é tipicamente mineira, composta de doces e queijos. Para o prato principal, as opções de sabores são diversas: tem linguiça, costelinha, tutu, frango com quiabo, feijão tropeiro e muitos outros quitutes. E os nativos da região garantem: vai ser difícil desapegar dessas delícias. Não se esqueça também da sobremesa. Um docinho caseiro e um cafezinho com pão de queijo são belas pedidas.

O que fazer

Ouro Preto dispõe de dezenas de pontos turísticos para conhecer. As igrejas da região, por exemplo, são verdadeiras obras de arte da arquitetura colonial. Os projetos de edificação, as esculturas e as pinturas destes magníficos templos tiveram a assinatura de grandes nomes da arte barroca, como Manuel da Costa Ataíde, Manuel Francisco Lisboa (pai de Aleijadinho), seu filho Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Francisco Xavier de Brito.

Mas não são só as igrejas de Ouro Preto que guardam a história da cidade. Os museus da região também encantam por sua arte e história. Visitando-os, você poderá conhecer e compreender como a antiga Vila Rica virou a hoje conhecida cidade de Ouro Preto. Além disso, é possível vivenciar a grande importância da atividade mineradora, da religião e da influência que a escravidão teve sobre o processo de formação da região e de seu povo.

Foi-se a época em que o ouro era o grande produto de Ouro Preto. A fortuna foi toda para a Europa, mas hoje uma das grandes atrações é a visita às minas de onde as pedras preciosas eram extraídas, à época. Os turistas podem entrar nelas e ouvir as histórias sobre como era feita a exploração das pedras e como se dava o trabalho escravo nesses locais.

Quer conhecer Ouro Preto? O Clube de Turismo Bancorbrás possui excelentes hotéis na região. Faça a sua reserva!