Ainda não faz parte do Clube Bancorbrás?
Clique aquiVocê sabe o que é apólice de seguros? Nada mais é do que o contrato firmado entre a seguradora e o segurado. Trata-se de um documento que repassa as responsabilidades à seguradora sobre os incidentes que possam ocorrer com o objeto segurado, que pode ser imóvel, celular, carro e outros.
Dessa maneira, a apólice é extremamente importante, visto que nela constam as cláusulas que determinam as condições do seguro e tudo que a ele se refere. Ou seja, garante os direitos e deveres de ambos os envolvidos.
Mas, em que momento a apólice é gerada? Isso depende do item segurado. No caso de veículos, por exemplo, a emissão do documento demora, em média, 15 dias após o início da vigência do seguro.
Durante esse período, pode ser que a seguradora não aceite os riscos, mas caso o segurado não seja informado sobre essa decisão, terá total cobertura.
Antes de saber o que deve constar em uma apólice e a sua importância, conheça os principais tipos de apólices de seguro.
Diversos tipos de situações e objetos podem ser segurados, e a apólice varia em cada um deles. Conheça os principais:
Além destas principais, existem ainda outros tipos de apólices, como: individual ou coletiva, muito utilizada nos seguros de vida; facultativa (contratos privados) ou compulsória (DPVAT, condomínio e outros); e compreensiva, que cobrem riscos de diversas naturezas, como táxis.
Agora que você já conhece os tipos de apólice, deve saber o que não pode faltar neste documento, pois qualquer dado ou informação divergente, pode causar problemas no momento de acionar o seguro.
Nos termos básicos de qualquer apólice deve constar:
Agora que você já sabe o que é uma apólice e seus tipos, vamos compreender a sua importância. Para isso, analise a seguinte situação: uma mulher divorciada, com uma filha de 6 anos, moradora de um apartamento quitado. Proprietária de carro próprio, cuida da saúde frequentando assiduamente a academia e gosta de passar os finais de semana com a família.
Nos dias em que a filha está com o pai, ela aproveita também para passar um tempo com os amigos, seja indo ao shopping, bar ou jantar. Os principais problemas enfrentados por ela são perda de tempo no trânsito diariamente ao levar e buscar a filha na escola, além de ir e voltar do trabalho.
Outras preocupações para ela são o fato de o condomínio não possuir garagem, além de ter dificuldades para realizar reparos na casa, manutenção do veículo, bem como garantir a segurança e o futuro da filha.
Entre os seus principais sonhos está juntar dinheiro, fazer uma poupança para a filha, fazer uma viagem internacional com a família, reformar a residência e ter seu próprio negócio.
Nesse cenário, uma apólice de seguros pode ajudá-la de diversas maneira evitando boa parte desses desgastes, entre eles: reparos no imóvel, manutenção do automóvel, proteção aos bens de valor, além dos móveis e imóveis, eletros e eletrônicos, tranquilidade em caso de doenças graves no futuro e/ou morte, resolução de problemas durante a viagem entre outros.
Consegue perceber como a apólice de seguros faz toda a diferença na vida de uma pessoa?
Ao decidir realizar uma apólice de seguros, é fundamental, primeiramente, buscar uma corretora com credibilidade no mercado, a exemplo da Corretora de Seguros Bancorbrás.
Além disso, ao fechar o negócio, é muito importante se atentar para as cláusulas estabelecidas na apólice para evitar possíveis transtornos no caso de uma necessidade. Isso pode acontecer, por exemplo, caso alguma informação seja omitida, ou quando uma pessoa contrata um seguro de vida sem informar que tem um problema de saúde.
Nos casos de bens materiais isso também pode acontecer caso haja algum erro de informação ou ainda inadimplência por períodos longos. Nesse último caso, em geral, os benefícios são cortados alguns dias depois do atraso, variando de empresa para empresa.
Vale destacar ainda que, por lei, as seguradoras podem realizar o cancelamento do seguro por falta de pagamento.
E então? Está esperando o que para fazer o seu orçamento na Corretora de Seguros Bancorbrás?
Entre em contato com a gente para saber mais e acesse outros de nossos artigos do blog.