08/02/2019

Salvar uma vida pode estar na palma da sua mão!

Diariamente, é importante entender o nosso papel para transformar o mundo em um local melhor para todos. Seja por meio de doações, reciclagem ou, até mesmo, desejando “bom dia” a um semelhante, inclusive àqueles em situação de vulnerabilidade social. De fato, se cada um de nós fizer um pouco todo dia, conseguiremos viver em um planeta com menos desigualdade e que desenvolverá, cada vez melhor, o bem comum.

Pensando nessas causas, o Instituto Bancorbrás iniciou uma parceria com o aplicativo Ribon, que permite fazer encaminhamento de recursos para ONGs internacionais, por meio de uma moeda virtual (ribon). Em troca, o usuário recebe notícias e anúncios de grandes empresas.           

Continue a leitura e entenda como funciona o Ribon, quais recursos são doados, quais as instituições participantes e como você pode ajudar pessoas no mundo inteiro apenas acessando um aplicativo.

Como funciona

Ao baixar o app Ribon, o usuário receberá, diariamente, uma história positiva e motivadora patrocinada por grandes empresas parceiras. A cada dia, são gerados 100 ribons que podem ser doados para causas sociais. Se o usuário preferir, ele também pode acumular as moedas e doar um valor maior em um dia.

No momento, os maiores anunciantes no aplicativo são a Votorantim, a Visa, o Rock in Rio e o Instituto Bancorbrás, que investem na divulgação das notícias no aplicativo. Você também pode ganhar ribons ao se cadastrar no app e ao indicá-lo para um amigo.

Ao acessar o Ribon, você pode clicar no botão feed para fazer doações. Por lá, é possível ver a quantidade de ribons e fazer as contribuições para quatro tipos de ONGs, todas ligadas às instituições The Life You Can Save e/ou Give Well.

Por fim, a cada dois meses o Ribon divulga para os usuários relatórios que constam dados dos impactos sociais gerados pelas doações, quantos ribons foram doados e como é feita a distribuição das contribuições entre as diversas causas sociais.

Instituições e recursos doados

Até o momento, a Ribon trabalha com quatro tipos de recursos para doação às ONGs que estão localizadas no continente africano. Confira como são distribuídos:

Medicamentos: os materiais são doados para a Schistosomiasis Control Initiative (SCI), que apoia, por meio de distribuição de remédios, e estuda o tratamento de doenças tropicais transmitidas pelo solo, como esquistossomose e helmintíase.

Água potável: é doada para a Evidence Action, que atua no tratamento e distribuição de água limpa e potável para consumo, higiene, etc.

Fortificação alimentar: os mantimentos são recebidos pelo Project Healthy Children (PHC), que combate o fim da desnutrição infantil.

Saúde básica: são entregues materiais de saúde básica à ONG Living Goods, que os repassa à população mais necessitada e que tem difícil acesso a esses produtos.

Impacto social do Ribon

Segundo o site do aplicativo, todos os dias de acesso ao Ribon é possível doar dois dias de água potável, quatro dias de comidas nutritivas, promover quatro dias de medicamentos, ou um dia de saúde básica para pessoas de todo o mundo.

Ainda segundo o site, atualmente, já são mais de 90 milhões de ribons doados, ou seja:

  • Mais de 570 mil dias de água potável doados;
  • Mais de 600 mil dias de medicamentos doados;
  • Mais de 1 milhão de dias de fortificação alimentar;
  • Mais de 300 mil dias de saúde básica doados para as crianças e suas famílias.

E aí? Está esperando o quê para baixar o aplicativo Ribon e contribuir para um mundo melhor? Acesse agora o app e confira as histórias dos projetos do Instituto Bancorbrás e, sem gastar nada, você estará salvando a vida de milhões de pessoas.

Baixe o Ribon agora!

,