06/02/2018

Sorria, você está na Bahia

O batuque, a beleza e a culinária baiana encantam visitantes do mundo todo, independentemente da época do ano. As opções turísticas são tantas que é praticamente impossível falar da Bahia em um único post. Por isso, montamos um roteiro pela capital, Salvador, seguindo pelo litoral norte, mais especificamente em Guarajuba. Confira!

Salvador

Nossa viagem pela Bahia começa na capital soteropolitana, e é praticamente impossível passar por Salvador sem conhecer a Igreja do Senhor do Bom Fim, que recebe centenas de devotos anualmente. Em estilo neoclássico e com a fachada em rococó, o interior da igreja é rico em detalhes. A tradição é amarrar no pulso as fitinhas coloridas, vendidas em todos os cantos da cidade, na expectativa de ter os desejos atendidos pelo Santo.

De lá, seguimos para o Centro Histórico de Salvador, na cidade alta. É lá que você conhece um pouco mais sobre a primeira capital do Brasil. Começamos pelo Pelourinho, que hoje é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O lugar em nada lembra a tristeza do antigo “Pelô”, local em que os escravos eram castigados no período colonial. Atualmente, a região é reduto de diversas manifestações artísticas e, se você der sorte, ainda pode encontrar o grupo Olodum dando uma palhinha por ali.

 

O passeio continua com uma visita à Igreja de São Francisco, em estilo barroco, linda por dentro e por fora. Seu interior é repleto de ouro e atrai a curiosidade dos turistas. Depois, você pode seguir pelas ruelas do Pelourinho despretensiosamente, olhando as lojinhas e apreciando a arquitetura da região, que dá uma ideia de como os portugueses construíram suas colônias.

Ainda no Centro Histórico de Salvador, é possível conhecer o Palácio Rio Branco, o Museu da Misericórdia, o Terreiro de Jesus Pelourinho, a Casa de Jorge Amado e o Museu da Cidade. Demore o tempo que achar necessário para conhecer cada cantinho desse incrível lugar!

Seguindo o fluxo de turistas, você chega facilmente ao famoso Elevador Lacerda, de onde é possível garantir aquela foto de cartão-postal de Salvador, com a Baía de Todos-os-Santos ao fundo. O elevador foi construído em 1873 para ligar a cidade alta à baixa. Então, basta você descer por ele para chegar à outra parte da capital baiana e seguir o passeio.

Quase em frente ao Elevador Lacerda está o Mercado Modelo, uma grande feira de artesanato da região. Aproveite para conhecer a cultura local e apreciar algumas iguarias típicas, como a cocada e o acarajé. Ainda é possível comprar lembrancinhas de viagem.

Do Mercado Modelo, seguimos em direção ao Farol da Barra. No caminho, você encontra o Monumento à Cidade de Salvador, o Museu de Arte da Bahia, a Igreja Santo Antônio da Barra e o Forte de São Diogo. O Forte está aberto para visitação, então você pode subir as escadarias espiraladas da torre de 22 metros de altura. Do alto, é possível ter uma vista incrível da Baía de Todos-os-Santos em 360º.

O segundo dia, claro, é de praia! Se você curtir agito, o lugar ideal é o Farol da Barra. Por ali, o mar tem ondas fracas e é possível apreciar piscinas naturais. Mas se preferir ondas mais fortes, a escolha certa é a praia do Buracão, que faz sucesso entre os jovens.

Depois de um dia de praia, nada melhor do que dar uma esticadinha e conhecer o Rio Vermelho ao cair a noite. É lá que você encontra as famosas baianas fazendo o acarajé (acredite, o melhor que você já provou). A região também é repleta de restaurantes e bares, que agradam a todos os paladares. Basta escolher um e aproveitar a noite!

Guarajuba

A menos de 100km de Salvador está a praia de Guarajuba, que vem se tornando um dos destinos mais concorridos do litoral norte da Bahia. A combinação de coqueirais, areias brancas e mar azul garante ao lugar um cenário paradisíaco. A tranquilidade e as belezas naturais atraem os turistas o ano inteiro.

É em Guarajuba que fica o resort Vila Galé Marés, uma verdadeira fortaleza de frente para o mar, onde os turistas podem aproveitar os dias de descanso entre a piscina e a praia. Nós já fizemos um post aqui no Blog contando tudo sobre esse resort. Clique aqui e veja o review.

A Revista Bancorbrás nº 81 mostrou o melhor da Bahia em uma matéria de capa de seis páginas. Leia o conteúdo completo!

Que tal conhecer a Bahia? Nós temos excelentes opções de pacotes para Salvador e Guarajuba. Clique aqui e faça a sua reserva!