27/07/2018

Torres: conheça as belezas do litoral gaúcho

Localizada no extremo norte do litoral do Rio Grande do Sul, a praia de Torres fica coladinha ao estado de Santa Catarina e é uma das praias mais bonitas e aconchegantes da região. Para você curtir ao máximo sua viagem, separamos algumas dicas imperdíveis!

Como chegar

Torres fica a 197 km de Porto Alegre/RS e a 280 km de Florianópolis/SC. Você pode comprar um voo até uma dessas capitais e alugar um carro para se deslocar até Torres. Se não se sentir confortável para pegar o volante na estrada, é possível também reservar um serviço de transfer ou comprar uma passagem de ônibus para ir com tranquilidade até lá.

Praia da Guarita

Com mar agitado, é a preferida dos surfistas e dos amantes da natureza que querem aproveitar o dia cercados pela beleza dos penhascos que se erguem à beira mar. Para apreciar a vista do alto, suba no topo da Torre Sul. Mas se prepare, são mais de 100 degraus para chegar lá.

Depois de tirar algumas fotos e se impressionar com a paisagem, faça uma caminhada na Torre do Meio. Ela fica entre as praias da Cal e da Guarita. Você não vai se arrepender!

Para completar a experiência pela Guarita, siga até o mirante da Torre Norte. De lá é possível apreciar todas as praias, torres, Lagoa do Violão, serras, dunas e a Ilha dos Lobos. Por ser o paredão mais alto – são aproximadamente 600 metros de largura e mais de 40 metros de altitude –, esse é o ponto preferido da turma radical do voo livre e de onde se pode ver as baleias-franca de agosto a novembro.

A praia fica dentro do Parque da Guarita, que na baixa temporada abre diariamente, das 8h30 às 17h30, e na alta temporada, das 8h às 20h.

Lagoa do Violão

Em formato que se assemelha ao instrumento musical, a lagoa é uma ótima opção para quem quer praticar esportes aquáticos, como caiaque e stand up paddle, ou para aqueles que desejam observar os peixes, as tartarugas e as aves aquáticas. Ainda é possível aproveitar o passeio para dar uma voltinha nos pedalinhos disponíveis na lagoa.

Praia da Cal

Fica entre os morros do Farol e das Furnas. Assim como a Praia da Guarita, é uma das melhores opções para surfe. O mar é agitado e a água é cristalina. Por lá, você encontra ótima infraestrutura, com bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Praia Grande

Também conhecida como Praia dos Molhes, atrai boa parte dos turistas. Ela começa nos Molhes da Barra e vai até o centro de Torres. É frequentada principalmente pelos jovens e conta com bares e restaurantes espalhados pela orla.

Praia do Meio

Conhecida também como Prainha, não é muito indicada para banho, pela grande presença de rochas no mar. Mesmo assim, é a preferida das famílias, que aproveitam a extensão de grama para fazer piqueniques e curtir a beleza local. É lá que acontecem os eventos de recreação pública durante o ano inteiro.

Balonismo

A cidade conta com 12 pilotos e mais de 20 balões, que colorem o céu de janeiro a janeiro. É lá também que ocorre anualmente o Festival Internacional de Balonismo, que atrai turistas de todas as regiões do País há mais de 30 anos. É um verdadeiro espetáculo, que deixa o céu de Torres ainda mais incrível. E o próximo evento já tem data marcada: de 1º a 5 de maio de 2019. Então, programe-se!

Ilha dos Lobos

Quer ver de pertinho lobos e leões-marinhos? O passeio ideal é de barco, em direção à Ilha dos Lobos. Os animais se deslocam todos os anos do Uruguai a Torres, sendo possível observá-los descansar nas pedras da ilha para depois retornarem ao mar.

Não é permitido o desembarque na ilha, nem a prática de pesca ou de surf. Esse é um lugar considerado refúgio dessas espécies aquáticas. Por isso, precisa ser preservado!

Gostou das dicas?! Reserve já a sua hospedagem e aproveite os descontos especiais em passeios, traslados e passagens aéreas para Torres.