Doar sem gastar dinheiro

Dados divulgados pela ABStartups e da Accenture apontam o Distrito Federal na segunda posição entre todas as unidades da federação em número de startups por habitante. Aproveitando esse cenário positivo, o Instituto Bancorbrás iniciou uma parceria com o Ribon, aplicativo criado por estudantes da Universidade de Brasília (UnB), que permite doações sem gastar dinheiro para Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições carentes de combate à fome, sede e doenças nas regiões mais pobres do mundo – principalmente no continente africano.

Para doar basta baixar o Ribon, que o usuário passa a receber, diariamente, uma história positiva e motivadora patrocinada por grandes empresas parceiras, entre elas o Instituto Bancorbrás. A cada dia, são “depositados” 100 ribons na conta do usuário que podem ser doados para causas sociais. Existe a opção de acumular as moedas e doar um valor maior em um dia.

A receita do aplicativo vem de anunciantes, que pagam cada vez que uma propaganda dele é vista, quando o dono do smartphone desbloqueia a tela. “Fomentar a cultura de doação é o nosso grande desafio”, comenta a coordenadora do Instituto Bancorbrás, Roberta Abreu. “Até dezembro de 2018, foram 400 mil views”, comemora.

Como as doações são distribuídas?

Medicamentos: os materiais são doados para a Schistosomiasis Control Initiative (SCI), que apoia, por meio de distribuição de remédios, e estuda o tratamento de doenças tropicais transmitidas pelo solo, como esquistossomose e helmintíase e outras.

Água potável: é doada para a Evidence Action, que atua no tratamento e distribuição de água limpa e potável para consumo, higiene, etc.

Fortificação alimentar: os mantimentos são recebidos pelo Project Healthy Children (PHC), que combate o fim da desnutrição infantil.

Saúde básica: são entregues materiais de saúde básica à ONG Living Goods, que os repassa à população mais necessitada e que tem difícil acesso a esses produtos.