Entrevista com Junior Lins, Diretor Executivo da Agência de Viagens Bancorbrás

Perguntas sobre a empresa:

1. Há quanto tempo a empresa existe? Como começou? Aqui você pode contar um pouco da história de vocês.

A Bancorbrás Empreendimentos e Participações foi constituída há 35 anos (13 de julho de 1983), na ocasião como Sociedade Civil sem Fins Lucrativos, e sempre assumiu o papel de definir as diretrizes e os objetivos estratégicos de todas as empresas do conglomerado: Corretora de Seguros Bancorbrás, Clube de Turismo Bancorbrás, Consórcios Bancorbrás e Agência e Operadora de Viagens Bancorbrás.

A empresa brasiliense foi idealizada para oferecer, inicialmente aos funcionários do Banco do Brasil e do Banco Central, soluções de seguros, e de turismo.  Já nascendo com o DNA de inovação, pois não havia nada similar no mercado de turismo naquela época, o Clube Bancorbrás passou a proporcionar momentos únicos e especiais aos seus associados, que podiam se planejar para conhecer lugares incríveis de forma programada.

Apesar da Matriz e outras 4 lojas estarem localizadas na capital federal – Setor Comercial Sul/DF, Avenida W3 Sul/DF (503 Sul), Shopping Pátio Brasil/DF e Taguatinga/DF –, atualmente a Bancorbrás conta também com 8 Filiais em outras regiões do País – Anápolis/GO, Belo Horizonte/MG, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Porto Alegre/RS, Ribeirão Preto/SP e Rio de Janeiro/RJ.

Os nossos clientes estão distribuídos em todas as regiões do País, em mais de 3.000 municípios, com destaque nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Para atendê-los da melhor forma, possuímos representações comerciais em diversas localidades brasileiras.

A Agência de Viagens Bancorbrás, especificamente, teve como ano de início das suas atividades, 1992, completando em 2019, 27 anos de existência.

1. Qual o diferencial da empresa? Quais serviços são oferecidos?

Atualmente a Bancorbrás é referência no mercado de turismo, com o Clube de Turismo Bancorbrás e com a Agência de Viagens Bancorbrás; e no mercado de consórcios e seguros, com a Administradora de Consórcios Bancorbrás e com a Corretora de Seguros Bancorbrás.

O que nos inspira é o propósito de ajudar os nossos clientes na realização de seus projetos de vida. Para isso, buscamos constantemente ampliar as opções de hospedagem no Brasil e no exterior, com avaliação de qualidade desses empreendimentos; e atender cada cliente, respeitando sua singularidade, de forma personalizada. Exemplo disso, temos o serviço diferenciado de suporte à hospedagem para atender os nossos clientes em quaisquer imprevistos no momento em que estão usufruindo de suas diárias em destinos nacionais ou  internacionais.

Além disso, estamos aprimorando todos os canais de atendimento, para todos  os segmentos, e trabalhando melhor a sinergia dos nossos negócios para oferecer mais  comodidade e soluções completas aos nossos clientes.

1. Como estão as expectativas em relação à empresa?

A Agência de Viagens Bancorbrás traçou objetivos para o triênio 2019-2021 com foco na busca constante do aprimoramento das entregas dos serviços assegurando a melhor experiência aos nossos clientes.

Ações que permeiam em desenvolvimento tecnológico para soluções acessíveis e seguras, bem como estratégia para captação de nichos de clientes muito específicos com fins a propiciar maior assertividade na oferta dos serviços.

Trataremos nossos esforços para possibilitar atendimento de viagens corporativas, eventos, grupos de viagem, sobretudo com o propósito de satisfazer e superar as expectativas dos nossos clientes.

1. Há alguma preocupação social ou alguma ação especial que envolve o trabalho da empresa? Qual seria?

O braço social da empresa é o Instituto Bancorbrás – que este ano completa 11 anos. A Empresa apoia diversos projetos de inclusão social, de desenvolvimento profissional para jovens em situação de vulnerabilidade e de preservação do meio-ambiente. Entre eles: Educar Para Vida, Notas e Canções, Entrando na Roda, Bolsa Universitária, Padrinhos do Esporte e Viver Bem. Além disso, já patrocinamos o plantio de mais de 35 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, em parceria com o SOS Mata Atlântica, auxiliando na preservação da biodiversidade do planeta.

Perguntas sobre o entrevistado:

1. O que desejava conquistar quando escolheu ser gestor?

O gestor de uma empresa desempenha atividades de liderança constituída por elementos de gestão e direcionamento alinhadas numa visão sistêmica do negócio, com base nesses fundamentos e propósito se deu a oportunidade de conquistar a gestão de uma das empresas da Bancorbrás.

1. Que desafios enfrenta na gestão?

Um dos maiores desafios do mundo moderno corporativo é a adequação das relações que permeiam o ambiente comercial, sob esta ótica refiro-me a necessidade de adaptação ágil às tendências e transformações do padrão de consumo. Com muita frequência, identificamos no mercado, que o modo de operação das entregas dos produtos e serviços tornou-se obsoleto, ou determinados nichos de consumo migrou com novos formatos e padrões. Portanto, entender as expectativas e o que determina a necessidade do consumo é tão primordial quanto transformar com celeridade o modelo de atuação dos negócios. E nenhum destes aspectos é mais desafiador do que atuar na transformação do comportamento, pensamento e desempenho dos colaboradores nas empresas.

1. A qual tarefa dedica a maior parte do tempo na gestão?

O momento é desafiador, seja por expectativas econômicas, políticas e sobretudo pela necessidade de adaptar a forma de atuar nos negócios, na operação e na transformação de toda equipe de colaboradores. Esses aspectos de atuação mercadológica e inovação para revisitarmos nosso “mindset” no corpo de colaboradores das empresas, são os pontos que mais exigem dedicação na gestão atual.

1. Qual diferencial a empresa apresenta em relação à concorrência?

Com base na apresentação das respostas anteriores justificamos que a Agência de Viagens Bancorbrás sobressai no mercado pela busca frequente do entendimento da real motivação pela necessidade de consumo, e com essa visão, não mede esforços para assegurar qualidade nos serviços e soluções que se dispõe a ofertar aos clientes, fortalecidas pelo excelente lastro de relacionamento com parceiros e fornecedores.

1. Que qualidade valoriza nos funcionários no momento de formar a equipe de trabalho?

Toda equipe de Recursos Humanos da Agência de Viagens Bancorbrás trabalha em consonância com os propósitos da missão, visão e valores da empresa, e este foco é direcionador para escolha de perfis e formação dos colaboradores.

1. E como mantém o grupo motivado?

O atributo da motivação relaciona-se muito com expectativas e entregas. Estes elementos são essenciais sobre a visão da empresa e dos colaboradores. Dessa forma, a Agência de Viagens Bancorbrás, provém a relação com muita transparência definindo a responsabilidade que ambos devem ter para alcance dos objetivos.

1. Como se prepara para evitar erros na operação?

Mitigamos as possibilidades de erros na operação com frequente mapeamento das atividades operacionais, sugerindo e provocando nos colaboradores a possibilidade de sempre rever os métodos para otimização dos resultados. Acompanhamos esses processos por meio de equipes de gerenciamento de riscos atuando com práticas de Governança Corporativa.

1. Que decisões você precisa tomar hoje para construir uma empresa de 100 anos?

Para construir ou manter uma empresa por 100 anos num modelo econômico com padrões de consumo em constante transformação, qualquer planejamento será sempre um enorme desafio. Entretanto, temos como pilares, entre outros pré-requisitos descritos em nossa missão, visão e valores, a busca constante para oferecer as melhores soluções de serviços aos nossos clientes, o zelo pela transparência e respeito em todas as relações dentro e fora da Empresa, manter a responsabilidade pelo crescimento socioambiental e assegurar a aplicabilidade de um “compliance“ atuante. Gosto muito de citar uma frase do Fábio Barbosa, ex-presidente do Grupo Abril, que traduz uma tendência de comportamento nas empresas: “Pense grande, comece pequeno e cresça rápido”.