Visto de trânsito: documento obrigatório para realizar escalas em países que exigem o visto brasileiro

Viajar para o exterior com escalas e conexões em diferentes países exige atenção dos turistas. Poucos sabem, mas se o voo fizer paradas em destinos que requerem visto para brasileiros, é preciso tirar com antecedência o chamado de “visto de trânsito”. O exemplo mais comum é o de turistas que estão indo para o Canadá com escala nos Estados Unidos. Se o passageiro não estiver com o documento aprovado pela Embaixada norte-americana a companhia aérea não permite o embarque. “Antes de se comprometer com os custos da viagem (hotéis, passagens aéreas e demais serviços), certifique-se de ter toda documentação necessária para embarcar”, comenta o Diretor Executivo da Agência de Viagens Bancorbrás, Júnior Lins.

O trâmite para solicitar o documento é o mesmo realizado para tirar o visto de turismo. Basta o turista agendar a visita a Embaixada ou Consulado do país que requer o documento e realizar todo o procedimento tradicional. O diretor da Agência de Viagens Bancorbrás aponta que é preciso que os turistas solicitem o documento com antecedência, “pois além de levar o mesmo tempo que o visto comum, pode acontecer do documento ser negado e o turista não ter tempo hábil para realizar uma alteração no trajeto da viagem”, afirma.

Canadá, China, Austrália e Estados Unidos são alguns dos países que exigem que os turistas brasileiros tenham o visto de trânsito para realizar escalas ou conexões nos aeroportos.

A Bancorbrás (www.bancorbras.com.br) atua nos segmentos de Consórcio, Seguro e Turismo, com sede no Distrito Federal e filiais nos Estados de Minas Gerais, Ceará, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Na área de Turismo, conta com o Clube de Turismo Bancorbrás (presente em todas as regiões do País, com 10 mil hotéis conveniados no Brasil e no exterior) e com a Operadora de Turismo Bancorbrás (formatação de pacotes turísticos nacionais e internacionais, e especializada em grupos como maior idade, adolescentes, escolares, empresariais, esportivos, entre outros). A Empresa também atua como Administradora de Consórcios (automóveis, imóveis, entre outros) e como Corretora de Seguros (vida, auto, residencial, empresarial e viagem). Para fomentar as iniciativas de desenvolvimento educacional, cultural, esportivo e social voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social, a Empresa mantém o Instituto Bancorbrás, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que promove ações de cidadania.