Você sabe quais são os documentos necessários para embarcar em um cruzeiro marítimo ou fluvial?

Cruzeiros marítimos e fluviais são ótimas opções para os turistas que querem conhecer diversos destinos em uma mesma viagem. Porém, é preciso que os viajantes estejam atentos aos documentos necessários para que não aconteçam imprevistos. Segundo o Diretor Executivo da Agência de Viagens Bancorbrás, Júnior Lins, os documentos não divergem muito dos exigidos para viagens de avião, mas é essencial ter atenção.

Para viagens pela costa brasileira, os turistas precisam apresentar RG original (com no máximo 10 anos de emissão) ou carteira de habilitação, e certidão de nascimento para crianças de até 12 anos. “Se o passageiro menor de idade não estiver acompanhado dos pais, é necessária uma autorização por escrito, assinada pela mãe ou pelo pai, pelo guardião ou tutor, com firma reconhecida por autenticidade”, comenta Júnior. Além disso, se for o caso de um dos pais ser falecido, é preciso apresentar a certidão de óbito original.

Em passeio por países integrantes do Mercosul, é requerido que os viajantes apresentem RG original (com no máximo 10 anos de emissão) ou passaporte com pelo menos seis meses de validade. Menores de 18 devem portar o passaporte e o RG, “e se um dos pais não estiver presente, é necessária a apresentação de uma autorização por escrito do responsável ausente com firma reconhecida”.

Júnior Lins aponta que para cruzeiros internacionais as regras são as mesmas que as dos nacionais quando referentes ao passaporte, além de ser necessário o visto para os países em que são obrigatórios. Além disso, alguns destinos exigem que os turistas apresentem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

A Agência de Viagens Bancorbrás oferece diversos pacotes e novos roteiros para os clientes. Para mais informações basta acessar o site www.bancorbras.com.br/agencia-de-viagens ou ligar para 3004 9912 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades).